Pós-Congresso

As excursões são valiosas oportunidades para conhecer na prática os trabalhos de pesquisa florestal realizados na região da Sede dos Congressos da IUFRO. Estamos trabalhando para proporcionar aos participantes experiências técnicas e culturais significativas.
Fique de olho: sempre teremos novidades!

Excursões Técnicas - Malinovski e Embrapa

Faça sua visita ao IUFRO2019 ainda mais inesquecível! Conheça o Brasil com conhecimento técnico qualificado. A Malinovski e a Embrapa programaram sete viagens técnicas pós evento.

  • A cultura do pinus no Sul do Brasil
  • A cultura do eucalipto no Sul e Sudeste do Brasil
  • A cultura do eucalipto na região Centro-oeste
  • A cultura do eucalipto no sul da Bahia
  • Visita técnica ao Bioma Pantanal
  • Visita técnica ao Bioma Amazônico
  • Visita técnica aos grandes parques nacionais da América do Sul

Conheça as opções de viagem PÓS CONGRESSO abaixo.
Mais informações: iufro2019@malinovski.com.br 

A cultura do pinus no sul do Brasil

Viagem pós-congresso: 06 a 12 de outubro de 2019.

Nesta viagem com duração de sete dias você poderá conhecer a cultura do Pinus na Região Sul do Brasil e ver lindas paisagens, dentre elas algumas florestas dominadas por Araucaria angustifolia. Serão visitadas quatro empresas de altíssimo nível que utilizam o Pinus como matéria-prima, sendo possível conhecer e discutir com especialistas todo o ciclo de operações desde a estratégia de melhoramento, o controle de pragas, as operações de plantio e manutenção até a colheita e o transporte da madeira.
O primeiro dia será apenas para o deslocamento à primeira cidade de destino, Canoinhas (SC). No segundo dia iremos visitar a fábrica da WestRock, uma das empresas florestais mais tradicionais do Brasil. No terceiro dia pela manhã, deslocamento para Rio Negrinho (SC), cidade onde está localizada a empresa Solida Brasil, especializada em produtos madeireiros de alta qualidade, tanto para o mercado nacional quanto internacional. Após a parada para um almoço em uma churrascaria tradicional da região, seguimos viagem para a cidade de Lages. No quarto dia, visitaremos a Klabin, na cidade de Otacílio Costa (SC), uma empresa de origem brasileira, maior produtora e exportadora de papéis do Brasil. No quinto dia vamos para a cidade de Campo Belo do Sul (SC) para uma visita à empresa Gateados, que se destaca pela qualidade do manejo para produção de toras com podas e desbastes. Em seguida, vamos para a nossa última parada, a cidade de Urubici. No dia seguinte, pela manhã, iremos aproveitar para ver as exuberantes belezas naturais da região de Urubici, como o Morro da Igreja, local habitado mais alto do sul do Brasil. Para finalizar o tour, uma visita a uma vinícola regional com degustação de vinhos. No último dia, retornaremos a Curitiba.
Esta é uma viagem de ônibus, começando em Curitiba no domingo dia 06 de outubro e terminando em Curitiba no sábado dia 12 de outubro de 2019.
As viagens terão o acompanhamento de um Engenheiro Florestal ou Pesquisador com mais de 20 anos conhecimento sobre as operações florestais no Brasil.

Observação: viagens pendentes de confirmação mínima de 20 participantes.

A cultura do eucalipto no Sul e Sudeste do Brasil

Viagem pós-congresso: 06 a 12 de outubro de 2019.

Nesta viagem com duração de sete dias, você poderá conhecer a cultura do Eucalipto nas regiões Sul e Sudeste do Brasil. Também poderá conhecer as nascentes de um balneário de águas minerais e termais e delícias artesanais produzidas na região. Você verá o ciclo completo de operações florestais e terá a oportunidade de discutir com especialistas desde a estratégia de melhoramento, o controle de pragas, as operações de plantio e manutenção até a colheita e o transporte da madeira.
O primeiro dia será de deslocamento à primeira cidade de destino, Telêmaco Borba, no Estado do Paraná. No segundo dia, visita à Klabin, uma empresa de origem brasileira, maior produtora e exportadora de papéis do Brasil, onde poderão ser vistos talhões com produtividades superiores a 60 m3/ha/ano. No terceiro dia, pela manhã, visita à empresa ScanCom, uma das líderes de mercado na área de móveis de jardim que possui unidades no Brasil, Vietnã, América do Norte, Indonésia, Reino Unido, Alemanha e Hong Kong. Após o almoço em um restaurante regional, seguimos com destino a Itapetininga, no Estado de São Paulo. No quarto dia, visitaremos uma das sedes florestais da Suzano, maior empresa de papel e celulose do Brasil e a segunda maior do mundo a partir de Eucalipto. No final da tarde, iremos para Mogi Guaçu, nosso terceiro destino. No quinto dia, a visita será na empresa International Paper, presente há mais de 50 anos no Brasil e com um excelente nível de desenvolvimento operacional. No final da tarde, seguimos viagem para o nosso último destino, Águas de Lindóia (SP). No dia seguinte, conheceremos uma das nascentes da região, seguido por visita em fazenda regional da região com um almoço tradicional caipira e terminando o dia com um excelente café colonial com produtos artesanais. No último dia, retornaremos a Curitiba (caso seja necessário, será possível fazer uma parada no Aeroporto Internacional de Guarulhos no caminho).
Esta é uma viagem de ônibus, começando em Curitiba no domingo dia 06 de outubro e terminando em Curitiba (com a opção de parada no Aeroporto Internacional de Guarulhos) no sábado dia 12 de outubro de 2019.

As viagens terão o acompanhamento de um Engenheiro Florestal ou Pesquisador com mais de 20 anos de conhecimento sobre as operações florestais no Brasil.

Observação: viagens pendentes de confirmação mínima de 20 participantes.

A cultura do eucalipto na região centro-oeste

Viagem pós-congresso: 06 a 12 de outubro de 2019.

Nesta viagem de sete dias você poderá conhecer a cultura do Eucalipto na Região Centro-Oeste do Brasil, que está inserida no segundo maior bioma brasileiro em extensão, o Cerrado. Visitaremos uma das maiores fábricas de celulose de Eucalipto do mundo, a Eldorado, com capacidade de produção de 1,7 milhões de toneladas de celulose por ano. Também visitaremos a Fazenda Boa Aguada do Grupo Mutum, com plantio de Eucalyptus em sistema de integração pecuária-floresta e uma moderna fábrica de chapas de MDF (Medium Density Fiberboard). Além de tudo isso, você terá a oportunidade de conhecer uma das paisagens mais bonitas do Brasil, com águas cristalinas e grutas magníficas.
No primeiro dia pegaremos um voo com destino à cidade de Campo Grande (MS) e assim que desembarcarmos continuamos a viagem, de ônibus, para a nossa primeira parada, a cidade de Três Lagoas (MS). No segundo dia iremos visitar a fábrica da Eldorado. Com uma base florestal onde são utilizados Eucalyptus urophylla, E. grandis, E. camaldulensis, bem como os híbridos destas espécies, a empresa consegue mecanizar grande parte das operações. No terceiro dia iremos para a cidade de Ribas do Rio Pardo (MS) para visita a uma Fazenda do Grupo Mutum, que possui cerca de 500 ha de plantio de Eucalyptus em sistema integração pecuária-floresta. Após a visita, iremos para a cidade de Água Clara (MS). No quarto dia, conheceremos a nova fábrica de Asperbrás (GreenPlac), que produz painéis de madeira certificada, que são destinados ao mercado interno, sobretudo para a indústria moveleira. Após a visita, iremos almoçar em um restaurante regional e depois seguimos viagem para a cidade de Bonito (MS). No quinto dia iremos fazer um dos passeios mais bonitos do Brasil, a flutuação no Rio Sucuri, a terceira água mais cristalina do mundo. No sexto dia pela manhã, iremos à Gruta do Lago Azul, patrimônio histórico do país. Depois do almoço, aproveitaremos a tarde em uma Estância regional, com vários atrativos naturais, entre eles trilhas na mata, cachoeiras, piscinas naturais e outros. No último dia, o ônibus sai pela manhã com destino a Campo Grande para que possamos pegar o voo para o Aeroporto Internacional de Guarulhos.

Esta é uma viagem de avião e ônibus, começando em Curitiba no domingo dia  domingo dia 06 de outubro e terminando no Aeroporto Internacional de Guarulhos no sábado dia 12 de outubro de 2019.

As viagens terão o acompanhamento de um Engenheiro Florestal ou Pesquisador com anos de conhecimento sobre as operações florestais no Brasil.

Observação: viagens pendentes de confirmação mínima de 20 participantes.

A cultura do eucalipto no sul da Bahia

Viagem pós-congresso: 06 a 11 de outubro de 2019.

Nesta viagem de seis dias, você poderá conhecer a cultura do Eucalyptus na Região Nordeste do Brasil, mais especificamente no Sul do Estado da Bahia, que é caracteriza por três diferentes biomas: a Mata atlântica, a Caatinga e o Cerrado. Você verá o ciclo completo de operações em uma empresa de base florestal, a Veracel, e terá a oportunidade de discutir com especialistas desde a estratégia de melhoramento, o controle de pragas, as operações de plantio e manutenção até a colheita e o transporte da madeira para uso no processo industrial. Para terminar a viagem, você irá conhecer lindas praias em uma vila tranquila em Trancoso.
No primeiro dia, voaremos para a cidade de Porto Seguro, nossa primeira parada. No dia seguinte iremos visitar a fábrica da Veracel, advinda da parceria entre duas empresas líderes no setor de celulose e papel em âmbito internacional, a brasileira Fibria (atual Suzano) e a suecofinlandesa Stora Enso. No terceiro dia retornaremos à Veracel para continuar nossa visita técnica. No quarto dia pela manhã, iremos conhecer uma reserva indígena para mais saber mais sobre os costumes e tradições dos índios Pataxós. Após o almoço, retorno ao hotel para o check-out e em seguida vamos para a vila de Trancoso, um local tranquilo e charmoso da Bahia. No penúltimo dia pela manhã, dependendo da maré, nosso passeio será em piscinas naturais formadas por barreira de corais. Após o almoço, retorno para o hotel e o restante do dia será livre para que você possa conhecer as maravilhosas praias da região. No último dia nosso transporte nos levará ao aeroporto de Porto Seguro para voarmos de volta ao Aeroporto Internacional de Guarulhos.

Esta é uma viagem de avião e ônibus, começando em Curitiba no domingo 06 de outubro e terminando no Aeroporto Internacional de Guarulhos na sexta, dia 11 de outubro.

As viagens terão o acompanhamento de um Engenheiro Florestal ou Pesquisador com mais de 20 anos de conhecimento sobre as operações florestais no Brasil.

Observação: viagens pendentes de confirmação mínima de 20 participantes.

Visita técnica ao bioma Pantanal

Viagem pós-congresso: 06 a 10 de outubro de 2019.

Nesta viagem de cinco dias, você irá conhecer a fauna e flora de um dos mais bonitos biomas do Brasil, o Pantanal. Uma das maiores áreas alagadas contínuas do planeta, com 151.487 km², e reconhecida como Patrimônio Nacional pela Constituição Federal e considerado Reserva da Biosfera e Patrimônio Natural da Humanidade pela Unesco. Esse bioma tem biodiversidade extremamente rica, com 3.500 espécies conhecidas de plantas, 463 de aves, 124 de mamíferos, 177 de répteis, 41 de anfíbios e 325 espécies de peixes de água doce.
No primeiro dia pegaremos o voo com destino a Campo Grande (MS). Nesta noite você irá participar de uma noite tradicional pantaneira, com shows regionais, música ao vivo e gastronomia regional. No segundo dia iremos para a Fazenda San Francisco, famosa pelo seu eco turismo. Lá teremos uma palestra com pesquisadores da EMBRAPA PANTANAL (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária), pela manhã. Em seguida almoço característico da região. A tarde atividades voltadas para o eco turismo ofertadas pela pousada com visualização de fauna e flora do Pantanal. O terceiro dia será de palestras e atividades voltadas a conhecer a biodiversidade da região do Pantanal, com os pesquisadores da Embrapa. No quarto dia sairemos da pousada com destino à cidade de Bonito (MS) passando pela belíssima Serra da Bodoquena, e visitaremos a Nascente Azul, onde faremos uma das flutuações mais belas da região. No último dia nosso transporte nos levará aeroporto de Campo Grande para o voo de volta com destino ao aeroporto de Guarulhos.

Esta será uma viagem de avião e ônibus pós-congresso começando em Curitiba no domingo 06 de outubro e terminando no Aeroporto Internacional de Guarulhos na quinta-feira dia 10 de outubro.

As viagens terão o acompanhamento de um Engenheiro Florestal ou Pesquisador com anos de experiência na área florestal.

Observação: viagens pendentes de confirmação mínima de 20 participantes.

Visita técnica ao bioma amazônico

Viagem pós-congresso: 06 a 12 de outubro de 2019.

Nesta viagem de sete dias, você irá conhecer o Bioma Amazônico e visitar centros de pesquisa e empresas que realizam manejo florestal sustentado na região. A Amazônia é um importante bioma com território que corresponde a 6,9 milhões de km² e abrange nove países: Brasil, Bolívia, Colômbia, Equador, Venezuela, Guiana, Guiana Francesa, Peru e Suriname. A floresta amazônica é considerada a maior floresta tropical do mundo. Além disso, em termos de recursos hídricos, a água produzida pela bacia amazônica representa aproximadamente um quinto de todo o escoamento superficial do planeta. Nesta viagem, veremos o manejo e o processamento de madeira tropical certificada, institutos de pesquisa florestal, incluindo ensaios de silvicultura e manejo e no final teremos um passeio turístico em Manaus e adjacências navegando pelo Rio Amazonas e visitando areas ribeirinhas.
No primeiro dia, saíremos de Curitiba com destino a Manaus (AM). No segundo dia iremos conhecer uma Fazenda onde será possível conhecer as técnicas de plantio e condução de plantio da Bertholletia excelsa, a Castanha do Brasil (Castanha do Pará). Depois seguiremos para a cidade de Itacoatiara. No terceiro dia iremos visitar a empresa Precious Wood, referência em manejo sustentável na Amazônia. No quarto dia iremos novamente para a empresa Precious Wood para a visitar as áreas industriais e de operações de campo a fim de se conhecer a realidade dos trabalhos usuais da empresa. No final do dia retornaremos a Manaus. No quinto dia a visita será em uma estação experimental do INPA – Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia, com uma torre de 50 m de altura para visualizar o dossel da floresta amazônica. No sexto dia, sairemos navegando pelas águas do Rio Negro, visitando um museu com a história do látex, almoço em um restaurante flutuante e uma vista do maravilhoso encontro das águas. No último dia você pode aproveitar a manhã para conhecer um pouco mais da cidade de Manaus, e após o almoço iremos para o aeroporto pegar o voo com destino a Guarulhos.

Esta é uma viagem de avião e ônibus, começando em Curitiba no domingo dia 06 de outubro e terminando no Aeroporto Internacional de Guarulhos no sábado dia 12 de outubro.

As viagens terão o acompanhamento de um Engenheiro Florestal ou Pesquisador com anos de experiência no Brasil.

Observação: viagens pendentes de confirmação mínima de 20 participantes.

Visita técnica aos grandes parques nacionais da América do Sul

Viagem pós-congresso: 06 a 13 de outubro de 2019.

Nesta viagem de oito dias, você poderá conhecer um pouco da gestão de alguns dos Parques Nacionais mais lindos e exuberantes da América do Sul: o Parque Nacional do Iguaçu em Foz do Iguaçu no Brasil e o Parque Glaciares em El Calafate na Argentina. Também visitaremos a maior Usina Hidroelétrica do Mundo, a Itaipu Binacional (que não é um parque, mas tem um trabalho muito extenso na gestão de suas áreas e um fantástico projeto de restauração nos 13 mil km da barragem e margens do rio).
No primeiro dia sairemos do aeroporto de Curitiba com destino a Foz do Iguaçu. No segundo dia, visitaremos o Parque Nacional do Iguaçu, onde teremos uma palestra técnica sobre o parque e seu modelo de gestão e manejo de fauna e flora. No terceiro dia, visitaremos o Complexo Turístico de Itaipu, com oportunidade de visitar o vertedouro, o refúgio biológico e um pouco do entorno da represa visitando alguns projetos desenvolvidos. No quarto dia iremos para o aeroporto de Puerto Iguazu, cidade na Argentina, para pegarmos o voo com destino a El Calafate. No quinto dia faremos uma visita ao Parque Nacional Los Glaciares com acompanhamento dos gestores do parque para discussões e também de guias para explicar a flora e a fauna da região. Também faremos um passeio de barco até a frente do glaciar Perito Moreno onde será possível ver o desprendimento de placas de gelo. O sexto dia será para navegar e ver os outros glaciares, Upsala, Spegazzini e Seco. No sétimo dia começamos o nosso retorno, saindo de El Calafate com destino a Foz do Iguaçu. No último dia retornaremos de avião para o Aeroporto Internacional de Guarulhos.

Esta é uma viagem de avião e ônibus partindo de Curitiba no domingo dia 06 de outubro e terminando em Guarulhos no sábado dia 13 de outubro.

As viagens terão o acompanhamento de um Engenheiro Florestal ou Pesquisador com anos de experiência no Brasil.

Observação: viagens pendentes de confirmação mínima de 20 participantes.

ORGANIZADOR

iufro neu pres farb 2

ORGANIZADORES BRASILEIROS

PATROCÍNIO

MK_P_POS_RGB
ffpri-en
Print

PARCEIROS

logointa_rgb

APOIO

Marca_fao_ing
Logo_Cnpq_cor_fev2019
prefeitura_curitiba
curitiba_convention
Logo_Fundacao_Eliseu
curitiba_turismo
embratur
Logo_Apre
LOGO-AMIF-8cm
Logo_Abimci_sem fundo_fev_2019

TRANSPORTADORA OFICIAL

APOIO DE MÍDIA